Maria Montessori

Biografia de Maria Montessori (31.08.1870 – 06.05.1952)

Posted on: junho 14, 2010

Maria Montessori nasceu em 1870 na cidade de Chiaravalle, na Província de Ancona, Itália, no dia 31 de agosto de 1870. Pertencia a uma família bastante religiosa e conservadora, defensora da idéia de que a mulher deveria se dedicar ao amor de Deus e as coisas sagradas. Em 1875, sua família muda para Roma onde passa toda sua infância.
Opondo-se à sua família e, principalmente, a seu pai, e vencendo as resistências da época, em 1892, torna-se a primeira mulher italiana a freqüentar a Faculdade de Medicina. De acordo com Kramer (1976), sua entrada na Faculdade foi por autorização do papa Leão XIII. Em 1896, concluiu o curso superior na Universidade de Roma, com tese na área de psiquiatria e engajada no movimento feminista, além de participar do Congresso Internacional pelos Direitos da Mulher, em Berlim.
Em 1898, é nomeada co-diretora da Escola Ortofrênica de Roma, de crianças com deficiências mentais, onde Montessori e seu colega Giuseppe Montesano têm um envolvimento afetivo que resulta no nascimento de Mário, seu único filho, em 1900. Nesta mesma data, viaja para Londres com o objetivo de participar do congresso feminista.
Mesmo tendo se envolvido com Montesano, em 1901, ele se casa com outra mulher, sem nunca ter oficializado sua ligação com Montessori e assim ela deixa a Escola Ortofrênica.
Em 1904, torna-se livre-docente pela Universidade de Roma e obtém uma cadeira no Departamento de Antropologia. Neste mesmo período, trabalha na educação de crianças, em uma creche para filhos de operários no bairro de San Lorenzo, em Roma.
Em 06 de Janeiro de 1907, é inaugurada a primeira “Casa dei Bambini” (Casa das Crianças), germe e modelo de todas as instituições montessorianas. Já em 1909, publica O método da pedagogia científica, obra que torna seu trabalho conhecido internacionalmente, conhecido como o Método de Montessori. Ainda neste ano, realiza seu primeiro curso de treinamento de professores em Città di Castello.
Pensando a se dedicar exclusivamente à Pedagogia, em 1911 abandona o trabalho como médica. É neste momento que muitas escolas públicas italianas e suíças passam a adotar o seu método.
Após uma viagem aos EUA, em 1913, mais de cem escolas adotam seu método. Encontra-se com Mabel Hubbard Bell, esposa de Alexander Graham Bell, o inventor do telefone, fundadora de instituições montessorianas no Canadá e nos EUA.
Entre 1915 e 1916,visita novamente os EUA, onde apresenta suas idéias na Panamá-Pacific International Exhibition (São Francisco) e promove um curso de formação de professores em Los Angeles e, posteriormente, em Barcelona, na Espanha.
Em 1919, durante as aulas e cursos para professores em Londres, apresenta materiais pedagógicos específicos para crianças entre 6 e 11 anos e, em 1922, é nomeada inspetora das escolas italianas.
Já em 1924, Montessori encontra-se com o ditador fascista Benito Mussolini, que concorda em dar suporte para as escolas montessorianas. Porém, em 1931, as escolas são fechadas pelo governo por se recusarem a apoiar o regime fascista. Por isso, Maria Montessori deixa a Itália e se estabelece na Espanha.
Durante a Guerra Civil Espanhola, em 1936, muda-se para a Inglaterra e, em 1938, inaugura na Holanda um centro para treinamento de professores.
Fugindo da guerra de 1939, Maria Montessori e seu filho Mário vão para a Índia. Mario é detido pelas autoridades da Índia (então colônia britânica), pois, sendo italiano, era considerado inimigo de guerra. Montessori, porém, tem autorização para viajar e lecionar. Terminada a guerra, em 1946, retornam para a Holanda e, em seguida, vão para a Inglaterra.
Publica sua obra Mente absorvente em 1949 e, em 1950, lança A formação do homem, Para educar o potencial humano e O que você precisa saber sobre seu filho.
Morre em Noordwijk aan Zee, Holanda, no dia 06 de maio de 1952, vítima de uma hemorragia cerebral.

Bibliografia – Obras de Maria Montessori

A Criança. São Paulo: Circulo do Livro, 1989.
A Educação e a Paz. São Paulo: Papirus, 2004.
A Formação do Homem
A Mente da Criança
Mente Absorvente
Montessori em família
O método da pedagogia cientifica aplicado à auto-educação infantil na Casa das Crianças. Salvador: Econômica, 1924.
O que você precisa saber sobre seu filho
Para educar o potencial humano. São Paulo: Papirus, 2003.
Pedagogia científica: a descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant, 1965, 1969.
Psico-aritmética
Psico-geometria
Uma história no tempo e no espaço
O método da pedagogia científica aplicada a auto educação infantil na Casa das Crianças. In LAWRENCE, E. As origens e a evolução da educação moderna. Lisboa, Ulisseia, s/d.

Referências Bibliográficas:
COLEÇÃO MEMÓRIA DA PEDAGOGIA, n. 3. Maria Montessori: o indivíduo em liberdade. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto, 2005, p. 5, p. 98.
KRAMER, Rita.  (1976). Maria Montessori. Nova York: Putman’s Sons GP
MACHADO, I L. Educação Montessori: de um homem novo para um mundo novo. São Paulo: Pioneira, 1980.
NOVA ESCOLA. Edição Especial. Grandes Pensadores: a história do pensamento pedagógico no Ocidente pela obra de seus maiores expoentes. Maria Montessori: a médica que valorizou o aluno. São Paulo: Fundação Victor Civita, p. 31 a 33.
STANDING, E M. Maria Montessori: her life and work. London: Hollis & Carter, 1957.

Sites:
http://www.omb.org.br – Organização Montessori do Brasil
http://www.montessoribrasil.org – Associação Brasileira de Educação Montessoriana
http://www.webster.edu/~woolflm/montessori2.html – Women’s Intellectual Contributions to the Study of Mind and Society (Contribuições Intelectuais da Mulher ao Estudo da Mente e da Sociedade).

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: